Buscar
  • Time Smarkets

Collaborative sourcing da Smarkets traz 15% de economia em unidade da Prometeon

Foi durante um fishing day, realizado no começo de 2020, pelo inovaBra habitat, que se deu o primeiro encontro entre a Smarkets e a Prometeon, uma gigante no mercado de fabricação de pneus industriais.


O fishing day é um evento promovido pelo inovaBra, em que as startups apresentam suas soluções para grandes empresas, investidores e parceiros tecnológicos. Foi nesse ambiente de coinovação que a Smarkets conheceu executivos da Prometeon e começaram as primeiras conversas.


Na ocasião, a unidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul, tinha dificuldade de se posicionar em algumas categorias de produto. O motivo era o baixo volume das operações, que eram pouco atraentes aos olhos dos grandes players do mercado.

Inovação no processo de compras

A equipe da Smarkets, então, propôs sua metodologia inovadora, que se apoia no collaborative sourcing.


Um conceito que nada mais é do que unificar as demandas iguais de seus clientes para conseguir melhores preços no mercado e levar a tão esperada economia e redução de custo ao cliente.

Para isso apoia seus processos em sistemas automatizados, colaborativos e integrados aos principais ERPs de mercado, com uso de machine learning e inteligência artificial.


Na unidade do sul da Prometeon, os primeiros serviços testados foram na área de materiais produtivos da empresa. Os resultados surpreenderam logo nas primeiras semanas de atuação, com a área de manufatura como a principal beneficiada com o moderno projeto apresentado pela Smarkets.


Deu tão certo que o planejamento avançou para outros setores e a Prometeon levou para dentro da empresa mais benefícios, tais como:


  • Upgrade na base de fornecedores, com aumento significativo de empresas cadastradas;

  • Melhorias no setor financeiro;

  • Mudanças expressivas na área de logística.

Economia de 15% nas operações financeiras

Um upgrade que impactou significativamente as finanças da empresa, permitindo inclusive que equipe envolvida na ação pudesse estreitar contatos com prospects.


“Tivemos economia de 15% logo no primeiro projeto e estamos iniciando dez novos eventos que serão implementados até março de 2021. Nossa expectativa é manter o percentual de economia e os demais ganhos que tivemos no início da parceria com a Smarkets”, diz Victor Molle, Gerente de Compras da Prometeon para as Américas.

A Prometeon Tyre Group é a única fabricante global de pneus inteiramente dedicada ao mercado industrial, que inclui pneus de caminhões, ônibus, agro e OTR. Tem oferta multinível com um portfólio de produtos, que inclui as marcas Pirelli e Formula sob licença, bem como Anteo, Tegrys e Eracle.


O Grupo possui quatro fábricas: duas no Brasil, além de uma no Egito e outra na Turquia, três Centros de Pesquisa e Desenvolvimento (Itália, Brasil, Turquia) e um Centro de Desenvolvimento no Egito, que representa o coração da inovação do produto.

Pioneira na oferta de soluções BPO para compras

Envolvida nos projetos de inovação dessa gigante do segmento de pneus no ramo industrial, a Smarkets é a primeira empresa brasileira a oferecer soluções de BPO (Req to Pay) automatizadas, colaborativas e integradas aos principais ERPs de mercado e pioneira na aplicação do conceito smarket steps e-procurement.


A startup brasileira utiliza um modelo inédito de marketplace de bens e serviços, que automatiza o processo de compra (Req to Pay) com uso de machine learning e inteligência artificial.


Leia também: Inédita Central de Inteligência para cadeia de suprimentos é implementada na Unimed Participações.

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo