Buscar
  • Time Smarkets

3 motivos para automatizar o setor de compras da empresa

Quando automatizar o setor de compras da empresa é a dúvida mais frequente que o time de vendas da Smarkets recebe. E entendemos os motivos.


Nos últimos tempos, as operações de compras passaram a ser vinculadas diretamente a CFOs e CEOs das empresas, mostrando forte tendência na busca por resultado. Ter produtos categorizados é só um de muitos motivos e a gente conta mais detalhes a seguir.


É hora de automatizar!

Antes de mostrar os motivos pelos quais uma empresa precisa automatizar o setor de compras, queremos apontar dados importantes a respeito do otimismo de CEOs diante da nova economia, que surge no mundo pós-pandemia da Covid-19.


Os dados são da 24ª Pesquisa Anual Global de CEOs da PwC, uma das melhores consultorias com atuação em diversos países. O levantamento mais recente apresenta o seguinte: 61% dos executivos brasileiros projetam aumentos significativos 10% ou até mais) em investimentos em transformação digital em suas companhias.


Além disso, o prospecto de IPO da Infracommerce registra que apenas 1% das transações B2B no Brasil ocorram no modo on-line, ou seja, 99% das empresas ainda operam no off-line quando precisa transacionar suas compras.


Quando implementar tecnologia na empresa?

Apesar de ser urgente a necessidade de implementar tecnologia em uma empresa, para manter os negócios competitivos, inclusive no mercado externo, cada companhia vai sentir o momento ideal para automatizar seus processos de compras.


Isso ocorre quando a liderança entende que os processos estão maduros e bem definidos. Essa é hora de mudar a cultura interna e investir em tecnologia com soluções colaborativas e integradas.


As vantagens da automatização são muitas, mas pelo menos três são essenciais. São elas:


1) Melhoria significativa da experiência do cliente interno;

2) Produtos categorizados;

3) Eficiência operacional, com equipes focadas em novos projetos, negócios e KPIs.


Outro benefício é o enorme saving em todo o processo de compras, resultado da curadoria de bons fornecedores e da gestão digitalizada dos processos, somadas às reduções nos custos dos produtos em si.


A otimimização de preços é garantida pelo alto volume transacionado ao predizermos e consolidarmos demandas de diferentes compradores dentro de uma mesma plataforma de marketplace. Como esse projeto da Prometeon, onde a equipe da Smarkets trouxe saving de 15% nas operações.


Agora que você já sabe os motivos principais de automatizar o setor de compras, que tal conhecer um pouco mais os projetos da Smarkets?


A startup já conseguiu 1 bilhão em saving a dezenas de clientes, de diferentes segmentos de negócios, como a Fundação Bradesco, Kroton, Hospital Albert Einsten, Unimed Participações, Prometeon, entre outros.


Acesse nossa página de contatos e fale com nossa equipe.


9 visualizações0 comentário